• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Para que não se esqueçam da Loucura.


Mais uma vez a terra começa a se tornar adequada para a nossa sobrevivência e em todo o planeta, os 250 milhões de habitantes podem comemoram a diminuição dos fenômenos climáticos extraordinários que assolaram a nossa civilização
.

No entanto, não podemos esquecer do que aconteceu. É nossa responsabilidade relembrar os sinais que simplesmente ignoramos no início de 2001. Pois foi nossa ignorância, nossa arrogância e todo o jogo de interesses daqueles que detinham o poder que acabaram com o ecossistema ao longo dos séculos.

Infelizmente gerações sofreram e nunca tiveram a oportunidade de crescer num mundo belo e saudável. E foi por causa da nossa incapacidade de mudar que o clima em nosso planeta mudou mais rapidamente do que o esperado, matando diversas espécies incluindo bilhões de vidas humanas.



Por favor se lembrem dos esforços feitos no passado para diminuir os fatores que vieram a acontecer. E como muitos consideram, lembrem-se de um dos exemplos mais tristes relacionado que aconteceram logo após a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1998.


Esse p
rotocolo era constituído num acordo internacional formado por compromissos mais rígidos para a redução na emissão dos gases, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas da época, como causa do Aquecimento Global. 

Basicamente o protocolo estimulava os países signatários a cooperarem entre si através de algumas ações referentes à reforma dos setores de energia e transportes. Ele previa a promoção no uso de fontes energéticas renováveis, da limitação das emissões de Metano e no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos. 


E é claro, que a proteção das florestas e de outros sumidouros de Carbono eram discutidos ha muito tempo e também eram considerados essenciais para o tratado.

O objetivo do protocolo era de reduzir a temperatura Global entre 1,4ºC e 5,8ºC até o ano de 2100. No entanto, como muitas comunidades científicas já discutiam na época, a meta de redução seria insuficiente para mitigar o aquecimento global. 
Mesmo assim, muitos países não aderiram ao protocolo, e algumas das maiores riquezas simplesmente não ratificaram o acordo com a alegação de que os compromissos interfeririam negativamente na sua economia.

Assim, a influência das grandes corporações, bem como os diversos interesses econômicos e políticos por todo o mundo começaram a questionar o consenso científico de que o planeta estaria passando por uma elevação de temperatura.


E enquanto algumas pessoas negavam o que acontecia, muitas outras tentavam
pesquisar maneiras para reduzir a emissão de gases tóxicos, não se importando de quem era a culpa, e sim que a temperatura continuava subindo.

Discussões sobre ética e economia surgiram em todo o mundo. Sendo que uma das mais fomosas surgiu nos círculos dos estudiosos de economia mundial. Eles diziam que a Lei da Oferta e Procura não tinha mais validade pois chegara o momento em que a relação entre a demanda de um produto e a quantidade que era oferecida deveria começar a refletir no número de pessoas e espécies que morriam ou sofriam em todo o planeta.

Logo após 2005, em todo o mundo, iniciou-se um crescente rastro de destruição de ocorrências extraordinárias onde chuvas, ciclones, secas e terremotos deixavam um saldo de mortes e  desabrigados. 



Regiões que antes sofriam por causa da seca, inesperadamente foram arrasadas por quantidades impossíveis de chuva. 
Muitos moradores preparados para a neve começaram a morrer quando as temperaturas aumentaram e continuaram aumentando durante os próximos 500 anos.

E as pessoas de todo o mundo se perguntavam. Porque o clima está mudando? O que está acontecendo com a Terra? E os governos e muitos cientistas ignoravam a mudança sem volta que o planeta passava, pois enfim, o aquecimento já era inevitável.

Hoje, sabemos que as mudanças climáticas iriam acontecer de qualquer forma, e que ela só foi acelerada pela presença humana. Que os gases poluentes das fábricas e o escapamento dos automóveis movidos à combustão apenas agravaram o efeito estufa que iriamos presenciar.



A economia mundial funcionava triturando os recursos naturais, e todos estavam convencidos de que qualquer prejuízo que causassem ao planeta seria absorvido proporcionalmente por todos os habitantes sem prejuízo aparente. Triste engano! Um erro pago por diversas gerações futuras.

E foi assim. A destruição e a fome se espalharam por todo o planeta. As fronteiras cairam e novas e aterradoras doenças se espalharam por todo o mundo. As grandes cidades costeiras foram destruídas pelo avanço do mar e a economia global entrou em colapso. Locais como Holanda e Japão foram destruídos totalmente.

E o clima continuou a piorar levando toda a humanidade à condição de espécie em extinção. Uma espécie que teve de lutar contra o próprio planeta e seu enlouquecido clima para sobreviver.

Enfim, não foi preciso uma guerra nuclear ou mesmo uma invasão alienígena para causar o fim do nosso modo de vida. E foi preciso séculos de luta contra o clima e contra todas as nossas ignorâncias para assim conseguir reverter gradativamente tudo o que aconteceu.



Finalmente estamos conseguindo recuperar algumas das florestas mais antigas da mesma forma com que trocamos nossos antigos meios de produção. E nosso maior sonho é apenas ver os céus novamente sem poluição.

Mas não podemos nos esquecer do que passamos. Foi preciso mais de quinhentos anos para que entendêssemos a importância e a ignorância de nossos atos. Espero sinceramente que todos reflitam os passos dados e as ações realizadas, pois as conseqüências da vida são criadas a partir das ações de cada homem consciente que se faz responsável para sobrevivência correta de toda a humanidade.

Ou seja, como um antigo escritor disse. Nenhum homem é uma ilha e todos estão ligados pelo planeta. Nunca devemos nos esqueçer disso.


Professor Alberto Montoya Alvarez
Carta aos sobreviventes
Continente Central




Creative Commons License
Para que não se esqueçam da Loucura by JBAlves is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Um comentário:

  1. Anônimo5:12 PM

    Que bom que vc voltou a escrever! (ju e Dominic)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários e sugestões.